Meditação: intuição

Olá amigos

O tema para a próxima reunião, na segunda 24 às 21:00, é "A intuição". Fica um pouco do texto proposto pela Joana:

"Intuição - O Saber Além da Lógica

A intuição é a percepção direta da realidade, sem a interferência dos preconceitos e sistemas de crença da nossa mente. Trata-se de um conhecimento além da lógica.

Na visão de Osho, a intuição é uma qualidade inata, ao alcance de todos nós. Mas, quando a chega à idade adulta, a maioria das pessoas já perdeu o contato com muitos dons naturais, a intuição inclusive - nem sequer acreditam que esses talentos existam. Muitos fatores contribuem para perdermos contato com o dom inato da intuição, desde o empenho de pais bem intencionado para nos proteger do sofrimento ou do ridículo, até as tentativas dos nossos professores de conseguir classes disciplinadas e alunos obedientes. Tudo isso faz com que a aprendamos a dar mais valor à segurança do que à investigação, a viver nos limites da mente lógica em vez de seguir pressentimentos que poderiam nos levar à verdadeira genialidade. "

O programa é, como de costume:
  • Meditação sentada: 30 minutos
  • Leitura do texto
  • Reflexão conjunta sobre o texto
  • Conversa/partilha

Abraços

Luís

--

Meditação: solidão, liberdade e sociedade

Olá amigos

Na próxima segunda-feira o moderador vai ser o António e vamos falar sobre solidão, liberdade e sociedade.

Aqui ficam algumas frases do texto do Osho que vamos usar:

“O impulso mais profundo no homem é ser totalmente livre. A liberdade, moskha, é o seu objectivo. “

“Aqueles que buscam a liberdade têm de encontrar a sua solidão; têm de encontrar uma via, um meio, um método para atingirem a sua solidão.”

“O homem nasceu como parte do mundo, como membro da sociedade, da família, como parte de outros. Ele é educado, não como um ser solitário, mas como um ser social.”

“Na sociedade, na existência social, ninguém pode ser absolutamente livre - toda a gente precisa da liberdade absoluta e a liberdade absoluta só pode existir para um.”

“A sociedade não lhe pode dar a liberdade. É impossível, porque a sociedade não pode fazer toda a gente absolutamente livre.”  

O programa, como de costume:
  • Meditação: 30 minutos
  • Leitura
  • Reflexão conjunta sobre o texto
  • Conversa/partilha
Abraços

Luís

--