Blog do grupo de meditação e estudo do Dharma de Aveiro

Blog do grupo de meditação e estudo do Dharma de Aveiro

Grupo aberto a qualquer pessoa com interesse em meditação ou Budismo.

Reuniões semanais às segundas-feiras das 21:15 às 22:45 no espaço de Yoga Sita & Rama, em Aveiro (ver Endereços).

As reuniões consistem numa sessão de meditação em silêncio (são dadas breves indicações quando aparece alguém sem experiência), seguida de estudo de material sobre meditação ou Budismo (textos, audio, vídeo ou apresentações de membros), reflexão conjunta sobre o material usado e conversa/partilha final.

Estudamos principalmente Budismo Theravada, mas não estamos ligados a nenhum mestre ou tradição religiosa. Procuramos focar no estudo e práticas do Budismo que podem servir a qualquer pessoa, independentemente da sua religião ou crenças.

O grupo reúne semanalmente desde Fevereiro de 2009, tendo começado por reunir no CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura), na Universidade de Aveiro e depois no espaço Sita & Rama.

Fwd: Meditação: expressar sentimentos e necessidades, Marshall Rosenberg


Olá amigos

A proposta para hoje é continuar com o tema da comunicação não violenta, com o vídeo Introd. à Comunicação Não-Violenta - Parte 2: Expressar Sentimentos e Necessidades 

O programa é então:
  • Meditação em silêncio: 30 minutos
  • Vídeo
  • Reflexão sobre o tema
  • Conversa/partilha
Deve ser esta a última reunião em que participo e devo voltar a participar em junho. 

Abraços

Luís

--


Meditação: Introdução à Comunicação Não-Violenta, por Marshall Rosenberg

Olá amigos

Proponho para hoje parte de uma palestra de Marshall Rosenberg sobre comunicação não-violenta. 

Programa
Abraços

Luís

--

Meditação: O verdadeiro sentido das coisas


A reunião do dia 15 de janeiro foi moderada pela Joana e foi usado o filme O verdadeiro sentido das coisas

O programa do costume:

  • Meditação em silêncio: 30 minutos
  • Filme
  • Reflexão sobre o tema
  • Conversa/partilha



Meditação: As Cinco Faculdades Espirituais por Bhikkhu Bodhi

Olá amigos

A proposta para hoje é o texto do Bhikkhu Bodhi: As Cinco Faculdades Espirituais

"O conceito das faculdades é de certa forma semelhante ao antigo conceito Grego das virtudes. Tal como as virtudes, as faculdades são poderes ativos que coordenam e canalizam as nossas energias naturais, dirigindo-as para alcançar a harmonia e o equilíbrio internos essenciais para a nossa verdadeira felicidade e paz. Visto que as faculdades devem servir como agentes de controle interno, isto implica que, exceto por sua influência de contenção, nossa natureza não se encontra sob nosso controle. Deixada por sua própria conta, sem o governo de uma fonte superior de orientação, a mente é vítima de forças que crescem dentro de si mesma, forças tenebrosas que nos mantêm subjugados e que evitam que alcancemos o nosso mais elevado bem estar e verdadeira bondade. Essas forças são as contaminações (kilesa). Enquanto vivermos e agirmos sob o seu domínio não seremos senhores de nós mesmos, mas apenas peões passivos, compelidos pelos nossos desejos cegos a agir de formas que prometem satisfação mas que no final conduzem apenas à miséria e escravidão. A verdadeira felicidade envolve necessariamente alcançar a autonomia interna, a força para resistir aos puxões e empurrões dos nossos apetites, e isso é alcançado precisamente através do desenvolvimento das cinco faculdades espirituais."

Programa:
  • Meditação em silêncio: 30 minutos
  • Leitura do texto
  • Reflexão conjunta sobre o texto
  • Conversa/partilha
Abraços

Luís


--

Meditação: a surpreendente ciência da felicidade

Bom dia amigos

A reunião de hoje vai ser moderada pelo António com a seguinte proposta:

"Vamos ver um vídeo A surpreendente ciência da felicidade de Dan Gilbert, (escritor e psicólogo social) onde aborda, mais uma vez, o tema da felicidade. Vamos falar de felicidade natural, a que resulta de conseguirmos os nossos objetivos, ou se quiserem de obtermos o que desejamos. E o que resta quando as nossas vontades não são satisfeitas ou os nossos planos foram alterados. Será que nestes casos ainda há lugar para a felicidade?"

Programa:
  • Meditação em silêncio: 30 minutos
  • Vídeo
  • Reflexão conjunta sobre o tema 
  • Conversa/partilha
Abraços

Luís

--