Blog do grupo de meditação e estudo do Dharma de Aveiro

Blog do grupo de meditação e estudo do Dharma de Aveiro

Grupo aberto a qualquer pessoa com interesse em meditação ou Budismo.

Reuniões semanais às segundas-feiras das 21:15 às 22:45 no espaço de Yoga Sita & Rama, em Aveiro (ver Endereços).

As reuniões consistem numa sessão de meditação em silêncio (são dadas breves indicações quando aparece alguém sem experiência), seguida de estudo de material sobre meditação ou Budismo (textos, audio, vídeo ou apresentações de membros), reflexão conjunta sobre o material usado e conversa/partilha final.

Estudamos principalmente Budismo Theravada, mas não estamos ligados a nenhum mestre ou tradição religiosa. Procuramos focar no estudo e práticas do Budismo que podem servir a qualquer pessoa, independentemente da sua religião ou crenças.

O grupo reúne semanalmente desde Fevereiro de 2009, tendo começado por reunir no CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura), na Universidade de Aveiro e depois no espaço Sita & Rama.

Meditação: inicio do curso online Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR)

Olá amigos

A sugestão para a próxima segunda-feira é iniciar o curso MBSR online disponível aqui: 


Para quem não conhece, o MBSR é o programa mais conhecido e mais cientificamente validado de aplicação de técnicas baseadas em mindfulness com fins terapêuticos. O programa foi criado pelo Jon Kabat-Zinn que começou a utilizar a palavra "stress" como alternativa para "dukkha". Pode-se assim dizer também que é um programa para a redução da insatisfação. 

Este curso é disponibilizado pelo Dave Potter, psicoterapeuta e instrutor de MBSR certificado pela University of Massachusetts Medical School. Ele disponibiliza o curso gratuitamente para as pessoas que não têm possibilidade de o fazer com um instrutor certificado. A Sílvia sugeriu fazermos o curso online em conjunto e parece-me uma excelente ideia usar os materiais nas reuniões nas próximas oito semanas, pois é material de qualidade das pessoas mais conhecidas na área que vale a pena aproveitar.

Recomendo a quem quiser participar neste desafio que comece já a ler a página Web e os curtos vídeos da introdução. O curso de 8 semanas implica uma prática diária de cerca de 30 minutos. Noto que não sou um instrutor certificado de MBSR e a ideia é fazermos um curso online em conjunto. Quem não tem possibilidade de fazer o curso pode ainda assim experimentar e aprender as técnicas que vamos utilizando nas reuniões. 

Programa para a próxima reunião:
  • Meditação: body scan
  • Vídeo sobre mindfulness
  • Reflexão conjunta sobre o tema
  • Conversa/partilha
Boa Páscoa. Abraços

Luís

--