Blog do grupo de meditação e estudo do Dharma de Aveiro

Blog do grupo de meditação e estudo do Dharma de Aveiro

Grupo aberto a qualquer pessoa com interesse em meditação ou Budismo.

Reuniões semanais às segundas-feiras das 21:00 às 22:30 no espaço de Yoga Sita Rama, em Aveiro (ver Endereços).

As reuniões consistem numa sessão de meditação em silêncio (são dadas breves indicações quando aparece alguém sem experiência), seguida de estudo de material sobre meditação ou Budismo (textos, audio, vídeo ou apresentações de membros), reflexão conjunta sobre o material usado e conversa/partilha final.

Estudamos principalmente Budismo Theravada, mas não estamos ligados a nenhum mestre ou tradição religiosa. Procuramos focar no estudo e práticas do Budismo que podem servir a qualquer pessoa, independentemente da sua religião ou crenças.

O grupo reúne semanalmente desde Fevereiro de 2009, tendo começado por reunir no CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura), na Universidade de Aveiro, embora apenas recentemente tenhamos começado a guardar registo da nossa atividade neste blog.

Meditação: Céptico positivo, David Marçal

Bom dia

A proposta para hoje é um pequena palestra do David Marçal que fala um pouco sobre ciência e pseudociência. Começa por falar em alimentação, o tema da nossa reunião anterior.

Embora com muito humor, penso que aborda alguns pontos essenciais sobre o que é realmente a ciência e como as coisas funcionam.

Parece-me um tema interessante pois hoje em dia é difícil perceber qual é realmente a qualidade da informação, com curiosos a opinar sobre assuntos na Internet em pé de igualdade com pessoas que trabalharam a vida inteira de forma séria nesses mesmos assuntos.

Embora naturalmente o campo da ação da ciência seja limitado, parece haver uma nova forma de ignorância que considera como verdades o que do ponto de vista científico não passam de hipóteses, passíveis de serem testadas, mas que não foram submetidas a testes nenhuns.

E claro que na ciência nem sequer há verdades. Existem hipóteses que são depois submetidas a testes e resultam em diferentes graus de certeza conforme a quantidade e qualidade das experiências que confirmam os resultados.

Programa
  • Meditação em silêncio: 30 minutos
  • Vídeo
  • Reflexão sobre o tema 
  • Conversa/partilha
Abraços

Luís

--
Luis Descalço
http://sweet.ua.pt/luisd/