Blog do grupo de meditação e estudo do Dharma de Aveiro

Blog do grupo de meditação e estudo do Dharma de Aveiro

Grupo aberto a qualquer pessoa com interesse em meditação ou Budismo.

Reuniões semanais às segundas-feiras das 21:15 às 22:45 no espaço de Yoga Sita & Rama, em Aveiro (ver Endereços).

As reuniões consistem numa sessão de meditação em silêncio (são dadas breves indicações quando aparece alguém sem experiência), seguida de estudo de material sobre meditação ou Budismo (textos, audio, vídeo ou apresentações de membros), reflexão conjunta sobre o material usado e conversa/partilha final.

Estudamos principalmente Budismo Theravada, mas não estamos ligados a nenhum mestre ou tradição religiosa. Procuramos focar no estudo e práticas do Budismo que podem servir a qualquer pessoa, independentemente da sua religião ou crenças.

O grupo reúne semanalmente desde Fevereiro de 2009, tendo começado por reunir no CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura), na Universidade de Aveiro e depois no espaço Sita & Rama.

Fwd: Meditar em Casa

Bom dia 

Proponho hoje meditar em casa e depois conversar um pouco com base neste pequeno texto que encaminho. 


Até logo

Luís


---------- Forwarded message ---------
From: Centro Budista do Porto <centrobudistadoporto@gmail.com>
Date: Mon, Apr 13, 2020 at 8:29 AM
Subject: Meditar em Casa
To: <luisdescalco@gmail.com>


O que é a Meditação?

 

Conta-se que uma vez perguntaram a Michelangelo como é que ele faria a escultura de um elefante. Ele respondeu que pegaria numa grande peça de pedra e retiraria dela tudo o que não fosse elefante.

Pode-se descrever a prática da meditação como um processo muito semelhante. Não se trata de nos tornarmos algo de diferente, uma espécie de eu melhorado, mas de ir largando o que não é essencial, ir largando as distrações, preocupações, expectativas, padrões reativos e passivos que fomos acumulando e que vamos descobrindo que já não nos servem.
 

Uma forma de classificar as diferentes práticas de meditação implica uma subdivisão entre dois tipos de práticas: práticas de atenção focada e práticas de atenção aberta.
Nas práticas de atenção focada, escolhemos um objeto específico sobre o qual a nossa atenção repousa, e o treino requer que sempre que notemos que a atenção se afasta desse objeto, de forma firme mas gentil, simplesmente trazemos a atenção de volta.
Nas práticas de atenção aberta, permitimos que a nossa atenção simplesmente repouse sobre a própria mente, enquanto vamos notando os eventos mentais que se vão sucedendo na nossa experiência. Esta prática pressupõe um certo grau de calma mental, por isso a necessidade para a maior parte das pessoas de começar por práticas de atenção focada.
 
Exemplificando, ao seguir a instrução "Notar a respiração, seguindo cada inspiração e cada expiração" estará a praticar atenção focada. Ao seguir a instrução "Sentar e simplesmente observar o que quer que surja no espaço da mente" estará a cultivar atenção aberta. São práticas diferentes, com objetivos diferentes, mas as qualidades cultivadas em ambas as práticas são importantes.
Não chega ler sobre meditação, pois a meditação é uma experiência e um caminho. Ninguém o pode fazer por si. Mas podemos encontrar companheiros e ferramentas que nos ajudam no caminho.

Ajuda praticar em grupo. Por isso mantemos práticas semanais online.
Se precisar de um apoio mais personalizado, pode marcar uma ou mais sessões com um dos nossos instrutores.

Pode usar apps ou escutar instruções gravadas.

Ou pode fazer um curso.

Para um caminho de transformação, não interessa por onde se começa... mas sim dar um passo, e outro...
Próximos eventos
Ao integrar várias competências, como autorregulação e autocompaixão, mas também compaixão e envolvimento com sistemas complexos, o Treino em Integridade Compassiva visa o cultivar de uma Integridade Compassiva: a habilidade de viver de acordo com os seus valores próprios, a partir do reconhecimento de uma humanidade comum e de uma orientação fundamental para a gentileza e a reciprocidade. Viver de acordo com os seus próprios valores implica também uma investigação e um autoquestionamento, pois nem todos os valores promovem o bem-estar pessoal e social. Para essa investigação, usamos senso comum, a experiência pessoal e ciência.
Saiba mais>>>>>
o encontro da tradição budista e da ciência ocidental

A prática da meditação permite-nos ir ao encontro do que realmente somos – o que somos para além dos nossos hábitos e da nossa história.  E embora nos possa trazer bem-estar, não é uma simples técnica de autoajuda – é um caminho de autenticidade, de autoaceitação, de descoberta de nós e dos outros – e fundamentalmente um caminho de libertação.

Saiba mais>>>>

Esta Sessão de Mindfulness e Autocompaixão para Cuidadores assenta em abordagens baseadas em mindfulness e autocompaixão, visa promover estratégias para melhor lidar com os níveis elevados de stress e ansiedade decorrentes do período conturbado que vivemos e estratégias de autocuidado, que nos fortalecem em momentos difíceis.

Saiba mais >>>
Centro Budista do Porto
Rua S. João Bosco, 349
4100-159 Porto
centrobudistadoporto@gmail.com






This email was sent to luisdescalco@gmail.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Centro Budista do Porto · Rua S. João Bosco, 349/357 · Porto 4100-531 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp